Pacto Mobility

Perguntas Frequentes

Os carregadores para veículos elétricos funcionam convertendo a energia elétrica da fonte de alimentação em uma corrente que possa ser usada para carregar a bateria do veículo elétrico. Existem vários tipos de carregadores, incluindo carregadores de nível 1, carregadores de nível 2 e carregadores de nível 3, que diferem na quantidade de energia que podem fornecer e na velocidade de carregamento.

Ao escolher um carregador para seu veículo elétrico, é importante considerar a capacidade da bateria do veículo, a velocidade de carregamento desejada e o tipo de carregador compatível com o veículo. Além disso, é importante considerar o local onde o carregador será instalado e se ele requer uma instalação elétrica dedicada. É recomendável consultar um eletricista ou um especialista em carregadores de veículos elétricos para escolher o carregador mais adequado para suas necessidades.

O tempo de carregamento de um veículo elétrico depende do tipo de carregador usado e da capacidade da bateria do veículo. Um carregador de nível 1 pode levar de 8 a 30 horas para carregar uma bateria totalmente esgotada, enquanto um carregador de nível 2 pode levar de 3 a 8 horas. Já um carregador de nível 3 pode carregar a bateria em cerca de 15 minutos.

A capacidade de carga de um carregador para veículos elétricos varia de acordo com o tipo de carregador. Um carregador de nível 1 geralmente fornece uma taxa de carregamento de até 2,3 kW, enquanto um carregador de nível 2 pode fornecer uma taxa de carregamento de até , 22 kW. Já um carregador de nível 3 pode fornecer uma taxa de carregamento de até 350 kW.

Um carregador de nível 1 é geralmente um carregador portátil que pode ser conectado a uma tomada padrão de 127/220 volts e pode fornecer uma taxa de carregamento de até 8 km por hora de carga. Um carregador de nível 2 requer uma instalação elétrica dedicada e pode fornecer uma taxa de carregamento mais rápida, de até 100 Km por hora de carga. Já um carregador de nível 3, também conhecido como carregador rápido, fornece uma taxa de carregamento ainda mais rápida, de até 80% da bateria em cerca de 15 minutos, mas requer uma fonte de alimentação de corrente contínua de alta voltagem e amperagem.

Sim, é seguro carregar seu veículo elétrico em casa, desde que o carregador seja instalado corretamente e a instalação elétrica seja feita por um profissional qualificado. É importante seguir as instruções do fabricante e manter o carregador e a bateria do veículo em boas condições. Também é recomendável não sobrecarregar a tomada e ter cuidado com o uso de extensões elétricas.

Sim, existem postos de carregamento públicos para veículos elétricos em muitas cidades do mundo, incluindo no Brasil. Esses postos geralmente estão localizados em áreas comerciais, estacionamentos e postos de combustíveis, e oferecem carregamento para os proprietários de veículos elétricos. É possível encontrar postos de carregamento públicos por meio de aplicativos de navegação ou mapas específicos para carregadores de veículos elétricos.

O pagamento em postos de carregamento públicos para veículos elétricos pode variar de acordo com o provedor do serviço. Algumas empresas exigem que os usuários se cadastrem em um aplicativo e forneçam informações de pagamento para usar o serviço, enquanto outras oferecem opções de pagamento por cartão de crédito ou débito no local. A Pacto Mobility oferece opções de pagamento por assinatura.

O tempo de carregamento em um posto de carregamento público para veículos elétricos pode variar de acordo com o tipo de carregador usado, a capacidade da bateria do veículo e o nível de carga atual da bateria. Carregadores de nível 1 geralmente levam várias horas para carregar completamente uma bateria, enquanto carregadores de nível 2 podem levar de 3 a 8 horas, dependendo da capacidade da bateria. Já carregadores de nível 3 podem carregar a bateria de um veículo em cerca de 15 minutos, mas geralmente só são encontrados em postos de carregamento rápido e são projetados para uso em viagens de longa distância.

Os carregadores de veículos elétricos podem ter diferentes tipos de conexões, dependendo do modelo do veículo e do tipo de carregador. As conexões mais comuns incluem:

 

Tipo 1 (SAE J1772): usado principalmente na América do Norte e no Japão, é um conector padrão com cinco pinos.

 

Tipo 2 (IEC 62196-2): usado principalmente na Europa, é um conector padrão com sete pinos.

 

Combo CCS (Combined Charging System): é uma versão do Tipo 1 ou Tipo 2 com dois pinos extras para carregamento rápido de corrente contínua (DC).

 

CHAdeMO: é um conector japonês para carregamento rápido de corrente contínua (DC), usado principalmente por veículos Nissan e Mitsubishi.

 

Tesla Supercharger: é um conector proprietário usado apenas por veículos Tesla, projetado para carregamento rápido de corrente contínua (DC).

 

GB/T : é usado na China e em alguns outros países que seguem as normas técnicas chinesas para a fabricação de veículos elétricos e equipamentos de carregamento. Os conectores físicos usados com o GB/T são geralmente o Tipo 2 ou o Combo CCS.